OBJETIVOS

GERAL:

Consolidar um centro de referência no desenvolvimento de intervenções e produção de conhecimento relacionados à juventude e violências nas escolas, visando realizar ações (ensino, pesquisa e extensão), voltadas ao enfrentamento da problemática. Articular os diversos projetos de diferentes parceiros que poderão contribuir para o enfrentamento e na prevenção da violência nas escolas,  conjuntamente com famílias e comunidades.

ESPECIFICOS:

.  Prestar serviços aos diversos setores da sociedade,  especialmente às escolas,  por meio da oferta de metodologias de intervenção refletidas na construção de patamares éticos e técnico-científicos de práticas sociais;
.  Desenvolver práticas de mediação no contexto escolar,  baseadas nos pressupostos da justiça restaurativa;
.  Captar recursos para ações consideradas necessárias e não cobertas por um dos projetos.
.  Fortalecer a capacidade de diagnóstico das escolas na área de violências que ocorram no seu âmbito.
.  Estabelecer intercâmbio com outras instituições, incluindo a realização de pesquisas comparadas com outros membros do Observatório Brasileiro,  Ibero-americano e Europeu de Violência Escolar.
.  Promover a construção de uma cultura de paz e contra a violência no contexto das escolas.
.  Contribuir para a elaboração de políticas públicas locais e regionais de prevenção e enfrentamento das violências nas escolas.
.  Acompanhar e mapear a emergência de políticas públicas para a juventude,  com ênfase na prevenção e no enfrentamento das violências.
.  Desenvolver atividades de investigação e disseminação de informações sobre a situação da juventude e interfaces com a violência na região norte do RS.
.  Promover espaços de capacitação de diversos segmentos da sociedade comprometidos com a problemática juvenil.
.  Desenvolver ações,  no contexto da juventude e das violências nas escolas,  em parceria com o poder público,  sociedade civil e setor privado.
.  Fomentar a participação juvenil no protagonismo do enfrentamento a questão, podendo atuar como sujeitos transformadores da realidade.